-->

O Universo Estendido De Stephen King E Como Lidar Com Isso?

20 comments
Oi, pessoal

Hoje falarei um pouco sobre o universo estendido de Stephen King e um pouco dessa teia de conexões. Bom, entre os primeiros romances do autor encontram-se Carrie, a estranha e Salem's (Já foi publicado aqui no Brasil com o título A hora do vampiro), onde o primeiro retrata a vida de uma garota com uma história familiar bem complicada, que sofre bullying no colégio e acaba descobrindo por alguns motivos que possui o poder da telecinese e com isso o gosto da vingança (essa história já é bem conhecida por muita gente, pois foi adaptada para o cinema milhões e milhões de vezes) e o outro retrata a vida na cidade de Jerusalem's lot (vale a pena ler o livro e descobrir o porquê deste nome para a cidade) e todos os eventos decorrentes da chegada de dois novos moradores. Com estas histórias, King começou a semear os seus primeiros elementos de seu universo literário: Os telepatas e os vampiros.

Todos nós parecemos vir equipados com filtros no chão das nossas mentes, e todos os filtros têm tamanhos e tramas diferentes. O que fica preso no meu filtro pode passar pelo seu. O que fica preso no seu talvez passe sem problemas pelo meu.
Desde então seus livros foram recebendo diversos destes elementos e a atenção do público e com isso, os leitores mais atentos começaram a encontrar algumas referências à personagens (nomes/sobrenome idênticos, por exemplo), lugares e seres, em vários de seus livro, como por exemplo o fato de mãe Abigail do romance A dança da morte ser de fato uma iluminada. Estes pontos começaram a mostrar que todos estes livros fazem parte de um mesmo universo.

Conforme o número de livros publicados por ele foi crescendo (diga-se de passagem, que foram crescendo muito pois ele publica uma enxurrada de obras), as conexões foram aumentando e certas inconsistências entre histórias foram aparecendo (dizendo melhor, algumas coisas não foram se ligando tão bem). É aí que entrou o nêmese do autor: A torre negra.

A felicidade na cara de quem te fará comprar seus mais de 50 livros
escritos até o momento por causa de um bendito universo estendido

Gosto bastante de falar desta saga, pois de todas que li até hoje, esta ainda possui um espaço espaço bem especial em minhas lembranças, pois a torre é o elo mais forte entre todas as obras escritas pelo King. É uma saga longa, e ela tem todos elementos presentes em todas as obras do autor, como as descrições e mais descrições de personagens, que te fazem conhecer o personagem tão bem e gostar/odiar ele tão profundamente, possui também aquele grande número de diálogos e pensamentos desnecessários, que não contribuem para a história nem nada e que fazem os livros virarem aqueles calhamaços de páginas e muitas reviravoltas. Ainda sim a trama é (ao meu ver) incrível. Uma história não-linear com um fundo bem arquitetado, a torre te explica um pouco mais sobre o Pennywise (It - A coisa), quem realmente é Randall Flagg (A dança da morte), o que é o utensílio usado por Jack Sawyer (O talismã), um pouco mais da história do padre Callahan (Salem's) e muitas outras coisas que fazem partes das obras do autor. A saga da torre faz tudo isso, mas faz muito bem, pois, caso você não tenha lido muitos livros do King, ainda sim você conseguirá entender totalmente a história (perderá a referência mas nada mais).

Para aqueles que não conhecem a história, nesta trama acompanhamos um pistoleiro (Roland Deschain) que está em busca de uma torre que através de feixes de energia equilibra todas as dimensões. A torre está ruindo e se algum dos feixes arrebentar todos os universos irão colapsar. Durante a viagem do pistoleiro ele vai passando pelos diversos universos e neles, você (leitor fiel do tio Stephen) nota elementos do universo do autor.

Crianças, ficção é a verdade dentro da mentira, e a verdade desta ficção é bastante simples: a magia existe.

Então se quiser saber se precisa ler todos os livros do autor, a resposta é:
Não claro que não, em resumo, as conexões nos livros de King são muitas, muitas mesmo (tem gente que gasta muito tempo pesquisando e discutindo isso) e isso, enriquece as obras, pois conectam aquela história com um todo, que é maior e mais belo mas não são essenciais. No meu caso eu adoro ler algum conto dele ou algum livro novo e notar algo correlacionado com outra obra que eu li. Fico feliz em encontrar outra informação relevante sobre algum personagem que gostei ou algum evento ocorrido, pois me fazem relembrar daquele livro já lido há um bom tempo e que tinha me trazido sentimentos tão bons.




Um pequeno fluxograma com algumas das referências
encontradas na obra *excluindo a torre negra 

(retirado de http://tessiedesigncompany.blogspot.com.br/2013/05/the-stephen-king-universe-flowchart.html)

Mas isso aqui não é uma caça. É uma dança. E algumas vezes as luzes se apagam nesse baile. Mas nós vamos dançar de qualquer forma, você e eu. Mesmo no escuro. Principalmente no escuro. Quer me dar o prazer dessa dança?

Então, qual a sua experiência com o autor? O que você acha do universo estendido e sua teia de referências?

20 comentários:

  1. AI NOSSA,
    Genteeess, parece impossível de sobreviver depois desse post incrível!!!
    Stephen King é aquele escritor que até quem não é leitor assíduo já sai dizendo: Mal conheço, mas já considero pakas! kkkkk
    Abraçoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha

      Obrigado, Elo.
      Stephen King está bem inserido na cultura pop. Todo mundo teve um pouco de contato com ele em alguma hora da vida. Carrie, a estranha. It - A coisa, A espera de um milagre, Sob a redoma, entre outros.

      Abraços

      Excluir
  2. Eu não tinha sequer parado pra pensar nisso... King criou basicamente um universo e eu aqui dando bobeira. Isso não é muito falado, é? Enfim... Eu tenho It dele aqui, mas não li ainda. Na verdade não li nada do autor. Penso que fiz uma escolha errada começando logo por um de 1100 páginas. Preciso de coragem para enfrentar hahahaha. Tenho medo das longas descrições e pensamentos desnecessários... Apesar disso, quero ler O Iluminado, dizem que é o mais medonho.

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que It - A coisa é o mais medonho dele. O iluminado eu achei bem legal, com uma história cativante. Mas a coisa mexe com você.

      O pessoal geralmente não fala muito aqui no Brasil sobre isso. Lá fora sei que se comenta bastante.

      Abraços

      Excluir
  3. Sinceramente? Eu nunca li um livro do Stephen King kkkkk E infelizmente eu não sinto vontade de acrescentar ele no meu catalogo de autores KKK, mas minha amiga terminou um livro dela essa semana que ela amo mais que o filme. Então tem gosto pra tudo, né?? KKKKKKK O mais perto que cheguei de alguma obra dele, foi de Sob A Redoma, pq assisti as 3 temporadas do seriado, mas só por isso mesmo :)
    Beijos Ju
    http://www.horadaleituraa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha. Acho que você deve ter visto mais coisas dele por aí. A espera de um milagre (famoso filme) é baseado em um livro dele. Mas realmente, tem gosto pra tudo :)

      Abraços

      Excluir
  4. isso de tudo estar conectado eu realmente não sabia haha mas sou doida pra ler as obras dele (ainda não tive a oportunidade de ler nenhuma, infelizmente), mas só de ler um pouco sobre os livros dele na internet, da vontade de ler todas as suas obras!
    Bjs

    www.ironiadascapas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as sinopses são muito boas. A melhor parte, são os personagens que ele cria.
      Cada personagem = uma boa lembrança

      Abraços

      Excluir
  5. Nossa que post massa, você trouxe um olhar super interessante sobre o autor e sua forma de escrever. Apesar de não ter lido nada do autor, fiquei muito impressionada com a forma que expôs. Parabéns!
    Abraços!
    Tamara

    Blog Tamaravilhosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Tamara.
      Muito legal da sua parte. Recomendo a leitura.

      Abraços

      Excluir
  6. Nunca li nada, mas Torre Negra tá me esperando na estante. Já leu? Indica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, já li a saga completa. Super indico. Se já leu algo do Stephen King, já saberá o ritmo da leitura.

      Abraços

      Excluir
  7. Olá,
    Ainda não li nada do autor, mas adorei o filme de Carrie, a estranha e estou louca para ler o livro. Me falaram que a saga da Torre Negra é incrível e em breve pretendo lê-los.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acredito que irá gostar.
      É um pouco longa mas vale a pena.

      Abraços

      Excluir
  8. Oi Rafa!
    Que post incrível! Você sabe que eu sou fão do tio King né? E olha que li só um livro e meio.. rsrsrs
    E te digo: eu não sei como lidar com isso!! kkk
    Eu quero ler todos os livros dele pra ontem, mas toda vez que tem post novo no seu blog você me atrasa mais a leitura :(
    Pra vc entender o pq eu explico: Semana que vem os correios chegam com Eu sou a lenda e com o Guerra dos mundos. Me ajuda vai, para de fazer essas resenhas boas que dá vontade de ler todos os livros.. =)
    Abraços!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, sei disso Day.
      A vontade é ler todos mesmo.

      Nossa, irá adorar ambos os livros. Tenho certeza.

      Abraços

      Excluir
  9. Stephen King e sua genialidade que eu ainda não consegui desfrutar D:
    Parabéns pelo post, agora preciso de dinheiro para comprar um bilhão de livros e.e NJOASNJOAS
    Beijos ;*

    It's Geekly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente!
      Isso é triste, né? Falta dinheiro para tanta coisa haha

      Abraços

      Excluir
  10. Olá!
    Apesar de ser meu autor favorito, ainda não tive oportunidade de ler muitas obras do King. Minhas últimas e recentes experiências com ele foram através de Pesadelos e Paisagens Noturnas I e II, e com a minissérie Saco de Ossos, e vou te contar que minhas experiências com os 2 volumes de Pesadelos e Paisagens Noturnas não foram lá muito boas. Talvez porque eu esperava contos de arrepiar os cabelos, como Tudo é Eventual e Sombras da Noite, por exemplo. Mas o próprio King deixa isso claro logo nas primeiras páginas.
    Apesar de por vezes apresentar uma narrativa arrastada e cansativa, até mesmo com elementos meio ''sem pé nem cabeça'' como um dedo saindo do ralo ou uma chuva de sapos, ele é absolutamente incrível no que faz, justamente por ser improvável, criativo e tocar o terror como poucos conseguem atualmente.
    Fiquei muito feliz por ver que ele apareceu aqui diversas vezes <3 Inclusive, estou te seguindo. Sua análise está de parabéns.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Olá, bom artigo. Eu gosto dos livros de Stephen King e acho que os filmes de suas historias valem a pena. É bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em seus livros. Pessoalmente gostei do filme A Torre Negra, porque tem toda a essência do livro mais uma produção audiovisual incrível. Mais que filme de ação, é um filme de suspense, todo o tempo tem a sua atenção e você fica preso no sofá. Gostei muito da história por que não é tão previsível como outras. Se alguém ainda não viu, eu recomendo amplamente, vocês vão gostar com certeza.

    ResponderExcluir