-->

The Baazar Of Bad Dreams - Resenhando A Coletânea: Escuridão Total Sem Estrelas

2 comments

Aqui venho eu mais uma vez, com mais uma coluna nova para o blog.

Na Companhia de Livros vem crescendo e contando com um grupo fiel de seguidores, aficionados por leituras diversas, assim como eu. Sinta-se à vontade para comentar todos os posts, opinar e passear por tudo que temos aqui. Você, leitor é sempre bem vindo nessa casa, neste pequeno bazar, onde realidade e sonhos se misturam e as direções e sentidos perdem um pouco o sentido, até o próprio tempo, se dá uma folga e deixa de existir.


Sem divagar demais (hehe), eu estou criando este espaço para falar um pouco sobre contos (ou coletâneas deles), pois em minha opinião, os contos trazem de maneiras únicas diversos sentimentos e de uma forma bem direta. 

Hoje em dia, lemos muitas sagas, trilogias e livros imensos, e o conto parece perder um pouco de espaço. Então a ideia em separar as resenhas de contos em uma nova coluna do blog vem em valorizar esta arte esquecida.

O nome da coluna é uma homenagem ao novo livro de contos do Stephen King (que ainda não tive a oportunidade de ler) que ainda não tem uma data de estreia confirmada aqui no Brasil. Então aqui será meu Bazar dos sonhos ruins, um espaço para se falar de contos, resenhar um pouco sobre eles, criticar/elogiar e trazer curiosidades. Tentando trazer um pouco dos melhores contadores de história para cada um de vocês.

Chega de falar. Talvez você gostasse de comprar alguma coisa agora, não é mesmo? Tudo o que você vê é feito à mão e por enquanto eu amo cada um e todos os itens, eu estou feliz em vendê-los, porque eu fiz eles especialmente para você, Diz King. Sinta-se à vontade para examiná-los, mas por favor, sejam cuidadosos. Os melhores deles têm dentes. (The Baazar of bad Dreams)


Então para esquentar um pouco, irei falar do próprio (Stephen King), sim, mesmo ele sendo um excelente escritor, tem gente que acha que ele enrola demais (com histórias super longas), mas acabam esquecendo (ou não sabendo) que ele sabe ser direto e te chocar quando e quanto ele quiser, pois se trata de um excelente contador de histórias. 

Stephen King possui algumas coletâneas de contos já publicadas aqui no Brasil (Pesadelos e Paisagens Noturnas I e II, Sombras da Noite, etc...), muitas delas realmente muito boas, com ideias bem originais e que te proporcionaram leituras interessantes e frenéticas. Uma dessas coletâneas que eu li faz algum tempo foi: Escuridão Total Sem Estrelas, que apareceu por aqui pela Suma das Letras.

Embarque nessa noite, onde o luar está escondido e
nenhuma estrela brilha na abóbada celeste

Trata-se de uma coletânea com um título muito bem escolhido, pois na escuridão tudo pode acontecer e o bem e o mal se confundem, abrindo espaço para o nossos medos mais primitivo e desoladores. O livro em si divide-se em quatro contos que se conectam em um único ponto: As consequências vindas de alguma escolha feita pelos personagens de cada conto.

Eu darei as minhas impressões de cada conto separadamente, mas de uma forma bem sucinta, tomando os devidos cuidados para evitar os não desejados spoilers.


1922

Nesse primeiro conto, temos o melhor do terror e foi nele que eu fiquei realmente tenso na hora da leitura, pelas cenas extremamente fortes.

Pai e filho trabalham em uma fazenda e amam o que fazem, lá eles passaram os melhores momentos das suas vidas, mas não é exatamente isso que passa pela cabeça da mãe do garoto.
Ela é a dona dessas terras e resolve que irá para a cidade, cansada de viver no campo, querendo viver uma vida nova. Para isso ela irá vender a fazenda e todos os sonhos do marido dela e do filho.

Para continuar nas terras, o pai e o garoto tomam uma grande decisão que irá mudar tudo e que na visão conturbada deles irá resolver todos os problemas. Mas tal decisão acaba por mudar cada personagem, de uma forma aterradora. O conto foca nessas mudanças que são lentas mas progressivas.


Gigante do Volante

Um conto com muitas reviravoltas e uma temática bem forte, onde você acompanha uma escritora de livros policiais que, após uma palestra, acaba pegando um atalho para voltar para a casa (por sugestão da organizadora do evento) e no caminho se depara com um caminhoneiro (o Gigante do Volante), que a agride e a estupra.

Não pense que isso fica por aí, pois após fugir do agressor, a escritora resolve fazer justiça com as próprias mãos e planeja sua vingança. Um conto bem intenso que tem um fim bem surpreendente. Recomendo a leitura.


Extensão Justa

Um conto que faz com quem já leu It - A coisa, mate as saudades da querida cidade de Derry. Nele você acompanha um homem que sofre com câncer e possui um tempo curto de vida e que por acaso se encontra com um vendedor de rua bem peculiar, que diz vender extensões de todos os tipos.

A trama é bem curta e mostra a difícil decisão do personagem de morrer de câncer ou receber uma extensão de vida e passar seu mal (e suas consequências) para uma pessoa que ele odeie (ou sinta inveja). Em minha opinião essa pequena história é a melhor da coletânea por mostrar a inveja humana e o prazer dos outros em ver o sofrimento alheio.


Um Bom Casamento

Este último conto, na minha humilde opinião, não é tão bom quanto os outros, mas nele temos um casal que vive há vinte e cinco anos juntos, que devido a alguns fatos a esposa descobre um terrível segredo do pacato marido (vendedor de moedas raras) e você acompanha as consequências dessa descoberta.

O leitor irá se deparar com o dilema da esposa, pois tudo o que ela achava que sabia sobre o companheiro de muitos anos acaba sendo destruído e ela acaba sentindo que convive com um total estranho. Então ela pode fingir que não descobriu nada e continuar a viver a sua doce ilusão, ou fazer algo e destruir toda uma vida que passaram juntos.


Todos os quatro contos trazem elementos bem fortes e alguma temática que causa desconforto no leitor, então acredito que ao fim, cada um verá que estas leituras irão proporcionar certas reflexões e trará uma gama diferente de sentimentos. Com essa coletânea, Stephen King te mostra que é um excelente contador de histórias.

Apenas uma última observação é que apenas o conto Extensão Justa tem um fator paranormal, enquanto que nos outros, vemos que os piores pesadelos podem vir de nós mesmos.

2 comentários:

  1. Muito boa ideia dedicar uma coluna somente para contos. Histórias rápidas, porém contendo tanta emoção quanto as mais extensas. =)

    ResponderExcluir
  2. Esse é um dos meus livros preferidos, minha melhor leitura de 2015. Adorei essa seção, quero acompanhar pra ver quais novas coletâneas vão pintar por aqui. Abracos.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir