-->

Por Que A Fantasia Não Tem Espaço Aqui?

10 comments

Boa noite, gente.

O título inicial deste post era pra ser: "O Brasileiro virou extremista, o surgimento da intolerância literária e por que a fantasia não tem espaço aqui?", mas vi que isso era imenso e resolvi sintetizá-lo. Mas todas as ideias estão aí, como originalmente pensadas.

Quero falar algumas coisas e vi/li ultimamente e notei estarem, de certo modo, conectadas de uma forma bem íntima. Resolvi então escrever tudo aqui para botar o vinha se passando na minha mente de uma forma mais ou menos organizada. .

Bom, com o advento da Bienal do Livro em São Paulo, vi diversos posts em muitos blogs, páginas no facebook e artigos comentando sobre intolerância literária e também vi diversos "ataques" a alguns gêneros literários específicos e aos famigerados livros de youtubers.

Em resumo, vi muito mimimi e notei algo que podemos notar muito bem aqui no Brasil, ultimamente, tanto na política, no futebol e em uma porção de assuntos. E esse é o primeiro ponto: O Brasileiro virou extremista.


Parece que ao conversar com alguém sobre alguns temas, as pessoas em geral (existem exceções, claro) assumem uma posição ofensiva e partem ao ataque com unhas e dentes. O que era para ser apenas um diálogo logo vira um campo de guerra, como se cada opinião fosse a verdade absoluta e ninguém pudesse discordar disso. 

No meio desse extremismo desregrado é que se encontra a sementinha da intolerância literária. Para explicar em poucas palavras, a pessoa fica bitolada a um gênero literário e tenta sempre impor os seus gostos, menosprezando, ofendendo ou desvalorizando um (ou mais) gêneros específicos. Atitude essa que não possui fundamento lógico nenhum, gera muita discussão e pouca conclusão.

É natural, que conforme avançamos na nossa vida literária, nos deparemos com inúmeros gêneros e escritores de diferentes níveis, com escritas mais rebuscadas e floreadas ou mais cruas e diretas e com o tempo, criaram nossos vícios e ciclos, aonde podemos falar com toda a certeza: - Gosto de livros de ficção-científica, fantasia ou investigativo/policial. 

Tudo isso é muito normal e não há problema nenhum nessas afirmações. O problema reside na pessoa que se fecha nesses círculos e resolve atacar esses gêneros, em qualquer instância. Sabemos que existem livros comerciais, de conteúdo raso e feito para movimentar as vendas rapidamente, mas acredito que esses livros sejam a exceção e não a regra. Crepúsculo, 50 tons de cinza e afins já sofreram muito com toda essa intolerância vinda de pessoas que, muitas vezes, nem tentaram ler tais livros. Não pense que isso para por aí, até o famoso Harry Potter já sofreu aqui nas nossas terras Tupiniquins. Segundo depoimento da Ruth Rocha, de 2015:

Isso não é literatura, isto é uma bobagem. É moda, vai passar (...) literatura é uma expressão do autor, da sua alma, das suas crenças. Esta literatura com bruxas é artificial.

Lemos isso e já sentimos a bordoada na nossa cara, adentrando assim na última parte do título imenso deste post. Por que a fantasia não tem espaço aqui?


Leitores e leitoras, nada de tirar o seu da reta, pois quando falo fantasia eu estou englobando a ficção-científica, terror e todo o resto num balaio só.

Diga que gosta de fantasia e prepare-se para as mais diversas reações. É explicar que um livro sobre um carro ciumento e vingativo possa ser uma excelente história de amor, que se um dia você acordar com o corpo segmentado e muitas pernas, a confiança em sua família não seja a coisa mais sábia a se fazer, ou que existem guarda-roupas que te levam para terras distantes e mágicas. Ao final, é não ser levado a sério. Enfrentar o sorriso de deboche, aquele te indicando que aquela pessoa, induzida ou não pela mídia, não considera que fantasia é literatura.

Historicamente, aqui no Brasil, temos a resposta do porque desse comportamento enraizado em nossas almas, vindas da nossa tradição em apresentar narrativas que enfatizam o testemunho, o realismo, bem no molde Francês de se fazer as coisas. É a literatura se preocupando com o cotidiano, a violência e a pobreza.

A fantasia é vista como algo leviano e infantil, de certo modo desconexa da realidade, de maneira que ela não se importa com coisas sérias, do jeito que estamos acostumados. Ao se fugir dos padrões estabelecidos, acaba-se sendo menosprezado pelo pessoal da alta literatura.

A ficção-científica faz questão de não tocar nunca em problemas psicológicos ou questões sociais. Ao embarcar para o espaço, perdeu o contato não só com a Terra, mas também com a realidade.

Isso é uma mentira e tanto. A fantasia explora mundos mágicos, cria universos, mas trás também muitos dos problemas enfrentados reais tratados através das próprias lentes. A extrapolação do real através do imaginário. Sempre lembrem o que Stephen King disse: Ficção é a verdade dentro da mentira.


Então a lição que fica nesse post é: Cuide da sua vida e seja feliz (hahaha, brincadeira). Respeite os outros, seja na política, no esporte e na literatura também. Nada de ataques e generalizações, se gosta de uma coisa não implica que você deve odiar a outra. Não seja extremista em nada. Tuas preferências também não são perfeitas. Enfim, aproveite esse post e dê uma expandida em seus gêneros literários. Que tal um romance, uma ficção-científica ou um terror daqueles de passar a noite em claro?

O que achou do post? Deixe seu comentário, e não esqueça de seguir a página para ficar por dentro de nossas atualizações.

10 comentários:

  1. Oi Rafa. Muito legal o seu post. Realmente não estamos imunes nessas situações. Eu assumo que tenho meus preconceitos literários, não a ponto de julgar o "caráter" de alguma pessoa baseado no que ela lê, mas sim em dizer que jamais leria tal coisa, isso eu faço muito hahaha. A exemplo New Adults, mas até hoje não vi nenhum que me interessasse. Calhou de que ganharei um hahahaha. Lerei e verei como é...
    Mas voltando ao ponto principal do post. Pois é. Vejo muita gente julgando os livros de fantasia sim, acho bobagem. Você lê aquilo que você curte, ponto, não precisa ficar atacando o outro. Há livros e livros. Livros para rir, chorar, entreter, refletir e às vezes tudo isso junto.
    Não vou mentir, nunca me senti atraída a ler livros como HP, porque já tentei me interessar por esses temas de magia, mas não consigo. Porém, não vejo HP como moda de forma alguma. Muitos leitores começaram através deles e esses livros possuem muito impacto em suas vidas.

    Como você disse, está impregnado nas pessoas esse extremismo. Antes fosse em um só meio, mas não, é em tudo.

    ResponderExcluir
  2. Oláá Rafa,
    Guriiiii por isso que amo o seu blog, mesmo ele sendo novinho na minha lista!
    Vc tem uma forma incrível de escrever e visões bem parecidas com a minha.
    Concordo totalmente com seus argumentos, realmente o brasileiro vem sendo guiada pela intolerância e justificando ataques com "Ahhh... É a minha opinião!" Como se opinar fosse sair agredindo aos outros!
    Faço minhas as suas palavras:"No meio desse extremismo desregrado é que se encontra a sementinha da intolerância literária. Para explicar em poucas palavras, a pessoa fica bitolada a um gênero literário e tenta sempre impor os seus gostos, menosprezando, ofendendo ou desvalorizando um (ou mais) gêneros específicos. Atitude essa que não possui fundamento lógico nenhum, gera muita discussão e pouca conclusão."
    Parabéns pelo post e pelo blog, você arrasa!
    Bjoos

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa, adorei seu texto e super concordo contigo! Hoje as pessoas só querem saber da opinião delas e de você não concordar a pessoa já quer partir pro ataque.
    Eu particularmente amo fantasia, ficção, terror e por aí vai .. e acredito que esses gêneros são sim uma forma de literatura, afinal, o bom de ler um livro é o poder que ele tem de te transportar para outros lugares ❤
    Beijinhos

    www.ironiadascapas.com.br

    ResponderExcluir
  4. Hey, Rafa, adorei o post. E seus argumentos pra justificar ele, foram melhores ainda. Hoje em dia tudo é escondido atrás do "Mas essa é a minha opinião...", e falam também como se apenas a opinião própria que valesse a pena, e os outros estão todos errados por ser uma opinião contrária. E como você disse, isso vai desde politica, religião, e até mesmo aos livros, e isso me deixa cada vez mais desconfortável, de aceitar e falar abertamente que nos últimos 2 anos meu gênero preferido vem sendo romance erótico. Acho que principalmente pelo o que vou ouvir dos outros...
    Mas, espero que o mundo possa aceitar sem criticar os outros daqui algum tempo...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Nem sempre o problema é a opinião, porque realmente cada um tem a sua, mas a maneira como ela é expressada, acho que o mundo se esqueceu do respeito mútuo. Há um tempo atrás eu era o tipo de pessoa que só lia fantasia, não lia nem a sinopse de outro tipo de livro e muito menos comprava, mas graças a leituras "obrigatórias" evolui e descobri que eu realmente gosto, é de ler um boa história!

    ResponderExcluir
  6. Adorei o poste e, principalmente, a dica para conhecer novos gêneros, é o que sempre tento fazer.
    Acredito que possamos dividir todos os livros em duas coisas: literatura de entretenimento e literatura para aprender. Os livros de entretenimento, cada um é livre para gostar do que quiser, isso é pessoal e ninguém deve julgar, mas normalmente são livros mais "simples" (tramas que não desafiam o leitor). Já os livros para aprender são os que trazem, de algum jeito, um pensamento novo, te faz pensar em assuntos importantes,ou te mostrar coisas que você não conhecia, e geralmente, são mais difíceis de se ler. Talvez seja a isso que a Ruth Rocha se referiu, pois Harry Potter, apesar de trazer valiosíssimas lições sobre amizade e lealdade, é uma literatura centrada em divertir e não em ensinar, como os livros dela própria.

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus, Rafa, vem cá me dá um abraço! Acho que vou imprimir esse post e sair distribuindo pela rua, isso é utilidade pública gente! As pessoas precisam aprender a respeitar o gosto do outro mesmo. Cara, um dia desses vi num grupo de livros, falarem que "As Crônicas de Nárnia" era para crianças e só, então a pessoa não deveria ler. Quase enfartei, mas preferi não entrar na briga pois tinha deixado minha espada narniana em casa haudhushuda o povo gosta de rótulos, acha que livro infantil é só pra criança. Gente, faixa etária é só pra idade mínima não é pra máxima não, já pensou? Olha desculpa vc não pode ler esse livro pois já passou da idade. Socooorro! (esse comentário vai virar textão mesmo porque me empolguei, desculpa). Mas ainda bem que temos pessoas inteligentes como você que estão aqui nesse mundo para falar coisas sensatas. Outra coisa, tem livro que não acrescentam em nada mesmo não, só te fazem rir, mas e daí se só quero uma leitura divertida mesmo. Ai chega de falar, Tamara, todo mundo já entendeu que você concorda com o Rafa, ta bem? Ta bem... hahaha aaah e olha como evolui, apesar de ser super medrosa, comprei meu primeiro livro do King (de tanto vc falar dele), comprei Misery e to ansiosa pra ler. Bora conhecer gêneros novos né!
    Parabéns pelo texto mais uma vez.
    Abraços
    Tamara
    Blog Tamaravilhosamente

    ResponderExcluir
  8. Essa tema devia ser abordado com todas as pessoas. ótimo ter trago esse assunto para seu blog.
    A maioria expressa sua opinião impondo, compartilhar sua opinião é diferente de impor e isso as pessoas não entende. Eu gosto de romance de época, mas leio livro de todos os gêneros até infantil, e ao indicar pra alguém, explico minha experiencia, fica critério da pessoa achar de quer ler ou não, se é uma boa história ou não. Livros de youtubers, questão polêmica, eu não me dei bem com a escrita, mas indico a qualquer leitor, as vezes o que eu não gosto o que não deu certo pra mim , pode dar certo pra você. adorei o texto beijos

    Taynara Mello | Indicar livros
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Rafa! Eu nem sei o que dizer. Você falou tudo! Eu concordo com você em tudo! Adoro teu blog pelas suas resenhas e o seu jeito de colocar as coisas! Sucesso amigo!!

    www.lendo1bomlivro.com.br

    ResponderExcluir
  10. Putz disse tudo, durante muito tempo eu só li fantasia e romance romântico e tinha certo preconceito com outros livros, comecei a me abrir para os clássicos depois para livros de não ficção e etc.
    Comigo então foi o caminho contrário,sempre amei Harry Potter,e sempre sofri preconceito por ler fantasia aqui no Brasil há essa crença de que fantasia e inútil, bom se pensarmos sobre utilidade a literatura assim como a arte em geral é "inútil ".


    https://literaturaemespiral.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir