-->

|Resenha| Pedra No Céu - Excluídos Do Império

3 comments

Título: Pedra no céu
Título original: Pebble in the sky
Autor: Isaac Asimov
Ano de publicação: 1950
Editora: Aleph
Páginas:312
Lançamento desta edição: 2016


Olá a todos, depois de um leve período sem escrever aqui, devido a correria cotidiana, venho aqui para falar de uma de minhas últimas leituras... "Pedra no céu" do Issac Asimov.

Bom, não preciso comentar muito sobre o autor, já é um dos grandes pilares da ficção científica, pai de muitas obras como "eu robô" ou "a fundação".

Pedra no Céu é um dos primeiros livros do autor e já mostra todo o potencial e ideias que são expandidas na saga "a fundação". Começamos sendo apresentados ao personagem central da trama, Joseph Schwartz é um alfaiate que devido a um acidente acaba sendo lançado milhares (ou milhões) de anos no futuro.

O livro é construído sob várias ideias boas e o resultado disso tudo é que encontramos um planeta Terra radioativo, com seus habitantes rejeitados por todo o Império Galáctico (constituído de milhares de planetas).

Qualquer planeta é a Terra para aqueles que nele vivem.

Schwartz é um bom protagonista e acompanhar sua chegada nessa Terra futurista e todo o processo de aprendizagem é algo bem interessante. Empecilhos, como o idioma e a aparência são superados de uma maneira inusitada, mas crível. Acompanhamos bem de perto como o único elo com o verdadeiro passado do Império se encaixa naquele futuro e sua relação com os outros personagens.

Para o resto da Galáxia, se é que notam a nossa existência, a Terra é apenas uma pedra no céu.

Eu particularmente gostei de como a trama é contada, aonde acompanhamos um número razoável de personagens, em seus respectivos capítulos, que vão aos poucos revelando o ápice da história. Chega um momento que você quer que todos os personagens se encontrem, sentem numa mesa com uma xícara de café e apresentem suas ideias, contem o que sabem e resolvam toda a situação. A convergência deles parece necessária.

Claro que há defeitos na história e pontos que poderiam ser melhor explorados, como o final da trama que acontece de forma um pouco apressada demais, de maneira que ficamos esperando algo a mais.

Em resumo é um livro bom, possui todos os elementos necessários para um bom sci-fi e todos os argumentos para as ações dos personagens funcionam bem. Uma história gostosa de ser lida e rápida que te mostra um pouco do universo do autor.

Bom, enquanto a capa/diagramação não posso reclamar de nada, pois a Aleph caprichou bastante. A capa está surpreendentemente bonita e relacionada à trama.
 

Nota: 

Gostam de ficção-científica? Deixem seu comentário e não esqueçam de curtir a página.

3 comentários:

  1. Fiquei bastante interessada em conhecer o livro, acho que nunca li algo do gênero kkkk
    Garota do 330

    ResponderExcluir
  2. Enviamos um convite para o teu email :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei a história desse livro e fiquei bastante curiosa em relação a essa trama! Eu adoro o gênero mas infelizmente ainda li pouca coisa de ficção cientifica, mas pretendo mudar isso..Haha
    Amei a capa! A Aleph realmente é bastante caprichosa!!
    Então, que bom que voltou! Abraços amigo!

    lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir