-->

|Resenha| Alucinadamente Feliz - A Graça Do Nosso Cotidiano

17 comments


 
Título: Alucinadamente feliz
Título original: Furiously happy
Autor: Jenny Lawson
Ano de publicação: 2015
Editora: Intrínseca
Páginas: 352
Lançamento desta edição: 2016

 “Jenny Lawson está longe de ser uma pessoa comum. Ela mesma se considera colecionadora de transtornos mentais, já que é uma depressiva altamente funcional com transtorno de ansiedade grave, depressão clínica moderada, distúrbio de automutilação brando, transtorno de personalidade esquiva e um ocasional transtorno de despersonalização, além de tricotilomania (que é a compulsão de arrancar os cabelos). Por essa perspectiva, sua vida pode parecer um fardo insustentável. Mas não é. Após receber a notícia da morte prematura de mais um amigo, Jenny decide não se deixar levar pela depressão e revidar com intensidade, lutando para ser alucinadamente feliz. Mesmo ciente de que às vezes pode acabar uma semana inteira sem energia para levantar da cama, ela resolve que criará para si o maior número possível de experiências hilárias e ridículas a fim de encontrar o caminho de volta à sanidade. É por meio das situações mais inusitadas que a autora consegue encarar seus transtornos de forma direta e franca, levando o leitor a refletir sobre como a sociedade lida com os distúrbios mentais e aqueles que sofrem deles, sem nunca perder o senso de humor. Jenny parte do princípio de que ninguém deveria ter vergonha de assumir uma crise de ansiedade, ninguém deveria menosprezar o sofrimento alheio por ele ser psicológico, e não físico. Ao contrário, é justamente por abraçar esse lado mais sombrio da vida que se torna possível experimentar, com igual intensidade, não só a dor, mas a alegria”.

Como se pode notar em outras postagens que fiz neste blog, gosto muito de fantasia, ficção científica e terror, geralmente optando por livros nestes gêneros/subgêneros. Então há uma semana, entrei no meu skoob para atualizar os livros que eu li e acabei me deparando com a divulgação de "alucinadamente feliz - Um livro engraçado sobre coisas horríveis". Inicialmente não me depertou muito interesse, além da capa que possuía um tipo de Rocket Raccoon (guaxinim do filme guardiões da galáxia) com um sorriso alucinado, erguendo as patas dianteiras eu euforia, mostrando estar feliz (só que de uma maneira estranha, haha).

Rocket Raccoon antes e depois de vencer Ronan

Procurei um pouco sobre o livro e acabei me deparando com  uma crítica positiva do Neil Gaiman:

O texto de Jenny faz você gargalhar, mesmo sabendo que não deveria estar rindo e que provavelmente vai para o inferno por causa disso, então talvez seja melhor não ler. É mais sábio e seguro.

Então fiquei curioso, pois o criador de Sandman e diversos livros de fantasia (Stardust, deuses americanos, o oceano no fim do caminho...) sabe o que fala e tem o meu respeito. No fim das contas, resolvi comprar e me aventurar em algo totalmente novo e imprevisível como é este livro, e posso dizer com todas as palavras que não me arrependi em nada!

Normal é chato. Esquisito é melhor. Cabras são incríveis, mas só em pequenas quantidades.

Geralmente nas postagens eu coloco algumas frases retiradas do livro, algumas pequenas citações que tiram a essência da história ou sacadas boas que cada escritor teve e que de alguma forma marcaram aquela obra, mas no caso deste livro de Jenny Lawson o livro é repleto destas frases, cada uma melhor que a outra e que realmente te fazem rir alto mesmo que você esteja de pé em um ônibus lotado ao fim de um dia cansativo (sim, esse relato é verídico).

Você não precisa frequentar uma escola particular especial para ser artista. Veja a beleza complexa das teias de aranha. E olha que elas fazem isso com as bundas.

O livro completo é separado em diversos capítulos onde cada um destes é um relato de algo que aconteceu com Jenny, sendo muitas vezes muito engraçado, pois conta com o humor ácido da autora, outras vezes apenas estranho ou até triste. Sim, Jenny tem diversos problemas, como depressão, fobias, paranoias e problemas mentais sérios, sendo que cada dia que ela consegue levantar da cama e encarar o mundo seja uma vitória, e ela consegue passar tudo isso neste livro.

Sou uma depressiva altamente funcional com transtorno de ansiedade grave, depressão clínica moderada e distúrbio de automutilação brando proveniente de um transtorno do controle de impulsos. Tenho transtorno de personalidade esquiva e um ocasional transtorno de despersonalização. Tenho artrite reumatoide e doenças autoimunes, TOC moderado e tricotilomania.

A narrativa é viciante e cada capítulo tem inúmeros acertos, situações cômicas e inusitadas e uma escrita rápida que faz com que ao fim do livro você se sente um amigo de Jenny (para aqueles que querem acompanhar mais de perto a autora, veja o blog dela: The Bloggess).

Enfim, gostei da aventura que foi ler esse livro e cumpriu o prometido na própria capa, foi “um livro engraçado sobre coisas horríveis”.

Acredito que a mensagem principal que ela tenta nos passar é que: alguém com transtornos mentais sofre mais que uma pessoa comum, então para balancear isso ela deve ser feliz mais que uma pessoa comum, sempre que for possível. Seja sempre alucinadamente feliz. #furiouslyhappy

Passei boa parte da manhã pensando em bons nomes para gatos (...) o favorito no momento é “O Presidente” (...) porque você acaba constantemente dizem coisas como “O Presidente não tira a bunda do meu teclado”, ou “O Presidente acabou de vomitar no tapete novo”.

Nota:

17 comentários:

  1. A capa já havia me chamado a atenção quando vi no skoob e sua resenha confirmou que o livro é o que eu esperava. Pretendo lê-lo em breve.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um livro bem interessante mesmo, Ronaldo.
      Vale a leitura.

      :)

      Excluir
  2. Oláá Rafa,
    Nossa, a capa já fez com que eu me apaixonasse e o que dizer dessa frase maravilhosa na premissa: "ninguém deveria menosprezar o sofrimento alheio por ele ser psicológico, e não físico.", sou estudante de Psico então já viu né?! kkkkk
    Me encantei ainda mais com a resenha , preciso MUITOOOOO LER!
    Abraçoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elo...
      ...Sim, ela frisa isso o livro todo. Que muitas vezes as pessoas menosprezam a depressão, como se não fosse uma doença real.
      Acredito que vá gostar bastante. E o mais importante. Em meio a todas as dificuldades ela consegue sorrir.

      Abraços

      Excluir
  3. Eu conheci esse livro através de um booktuber, e ele falou dele muito bem. Pode ter certeza que esse não é meu gênero favorito, mas eu sem duvida daria uma chance apenas para esse livro <3 Só sei que esses quotes são mais do que maravilhosos KKKKKKK
    Beijos Ju
    http://www.horadaleituraa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana, Ju.
      Sim, enchi de quotes e pode ter certeza que o livro possui muito mais (e uns melhores que os outros hahaha)

      Abraços

      Excluir
  4. "mostrando estar feliz (só que de uma maneira estranha)" Já vi essa capa um milhão de vezes e não tinha reparado que, de fato, ele está feliz de uma maneira estranha hahaha.
    Rafa, você conseguiu despertar minha curiosidade nesse livro. Antes eu não daria nada por ele. Achei que fosse uma coisa meio biográfica, de autoajuda e com muito marketing em cima, mas não tão boa. Agora já estou olhando Alucinadamente Feliz com outros olhos. Tenho pouquíssimos livros que me façam rir. Darei uma olhada em algumas páginas desse na próxima vez que for a livraria. Ótima resenha!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu arrisquei. Achei que tinha marketing demais mesmo.
      Comecei a ler com medo de que fosse ruim, mas me enganei. O livro é incrível.
      Ela sabe escrever muito bem.

      Abraços

      Excluir
  5. Eu já comecei gostando do livro pela descrição de Jenny na sinopse, não gosto de personagens comuns, são os incomuns que me atraem. E sabendo que é um relato real, escrito pela própria pessoa, torna ainda mais incrível. Adorei sua resenha, Rafa. Você escreve muito bem.
    Mais um livro pra minha estante "quero ler" no skoob rsrs
    Abraços!
    Tamara

    Blog Tamaravilhosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Que bom que colocou na sua lista, tenho certeza que não irá se arrepender.
      Esse livro é bem divertido e a Jenny é uma figura.

      Abraços

      Excluir
  6. Olá!! Já tinha visto essa capa milhões de vezes, quase um "spam" nas redes sociais kkk
    Mas nunca tive curiosidade de saber mais, e nem procurei sinopse nem nada! E talvez se eu tivesse lido a sinopse não me interessaria, mas o esfeito que o livro causa parece ser bem legal mesmo! Adorei sua resenha e esse será um livro que pretendo ler!
    Abraços!!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  7. Oi Rafa,já tinha visto esse capa,achei engraçada mas não me interessei...Agora com essa resenha e principalmente por não ser o seu género favorito, vou com certeza dar uma chance a ele,valeu a dica!

    ResponderExcluir
  8. Oi Rafa, adorei a capa kk faz super o meu estilo, e pela resenha me deu mais vontade ainda de ler <3
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi! Nunca tinha visto nenhuma resenha deste livro nem de nenhum que abordasse um tema semelhante. Gostei bastante da resenha. Concordo que estas pessoas que sofrem deste tipo de transtornos psicológicos devem ser mais felizes que as outras pessoas, uma vez que sofem mais também.
    Beijinhos!

    http://euliaeleio.blogspot.pt/?m=1

    ResponderExcluir
  10. Oi, Rafa! Conseguiu despertar o meu interesse! Que livro bacana. Gosto quando tratam de assuntos assim, de forma mais leve, mas sem tirar o lado sério da coisa (é o que me passa). Eu quero esse livro, deve ser delicioso de ler.
    Xero da joh

    ResponderExcluir
  11. Nossa, o livro aborda temas bem interessantes, espero que sejam tratados da melhor maneira, afinal, sempre se pode conscientizar através da leitura. E essa capa está maravilhosamente fofa e divertida <3 Amei a resenha, beijos!

    Blog com V.

    ResponderExcluir
  12. Assino em baixo de tudo que você disse e ri de novo com os quotes que você separou. Achei o Instagram da autora esses dias e o Rory, o guaxinim, tá pra todo lado lá. Kkkk
    😆
    Luana (www.umasegundaopiniao.com)

    ResponderExcluir