-->

|Filme| O Que Esperar Do Filme Da Saga A Torre Negra?

4 comments

“A torre negra é a obra mais ambiciosa do escritor Stephen King, apresentando ao leitor o fascinante personagem de Roland Deschain, último descendente do clã de Gilead, e derradeiro representante de uma linhagem de implacáveis pistoleiros desaparecida desde que o Mundo Médio onde viviam "seguiu adiante".
Para evitar a completa destruição desse mundo já vazio e moribundo, Roland precisa alcançar a Torre Negra, eixo do qual depende todo o tempo e todo o espaço, e verdadeira obsessão para Roland, seu Cálice Sagrado, sua única razão de viver. O pistoleiro acredita que um misterioso personagem, a quem se refere como o homem de preto, conhece e pode revelar segredos capazes de ajudá-lo em sua busca pela Torre Negra, e por isso o persegue sem descanso. Pelo caminho, encontra pessoas que pertencem a seu ka-tet – ou seja, cujo destino está irremediavelmente ligado ao seu”.

Boa tarde a todos, hoje temos mais um Entretenimento Total, e eu, como fã de Stephen King fiquei bem empolgado quando os rumores de que sairia um filme da torre negra (dark tower) foram tomando forma e ficando mais sólidos. Nos últimos meses, muita coisa nova vem saindo a respeito e comentarei um pouco sobre estas novidades e as expectativas. Adianto que este texto pode conter spoiler com relação aos livros, então se está em processo de leitura, eu aconselho que pare de ler, pois eu lembro bem que no momento que comecei a ler este livro há muitos anos atrás, a emoção que senti em cada acontecimento e o que eu menos queria naquele momento era um spoiler. Eu queria viajar e tentar entender este mundo de Stephen King e através da torre negra eu consegui (um pouco).

No momento em que vi que estava havendo muitas notícias/rumores sobre esta adaptação, logo notei que algo iria acontecer. E enfim o filme foi oficialmente anunciado. O lançamento previsto é para 13 de janeiro de 2017 e o longa contará com o ator Idris Elba para o papel de Roland Deschain e Matthew McConaughey para o papel de Randall Flagg.
 


Primeiras imagens de Idris Elba como Roland

Ambos os atores estão empolgados com o longa-metragem e fizeram uma brincadeira com relação aos personagens:

@McConaughey você tem um novo seguidor. #DarkTowerMovie
@idriselba venha e me pegue, eu espero ansiosamente por isso. #DarkTowerMovie

Até aí minha empolgação estava moderada, pois sei que se trata de uma obra muito complexa e que tem muitas coisas que nos livros ficaram muito boas, mas que no filme poderiam não funcionar. Então, em sequência foi anunciado Abbey Lee como uma personagem descrita como uma das principais (na minha cabeça quando falaram personagem feminina e principal me venho à imagem da susannah Dean/Detta Walker). No momento que foi anunciado o nome da personagem, eu senti um desgosto descomunal, pois Abbey interpretará a Tirana. A pergunta que me fiz naquele exato momento foi: - E quem é a Tirana mesmo?

Sim, nos livros o grupo de Roland (Ka-tet) é constituído basicamente pelo próprio Roland, Eddie Dean, Suzanna, Jack e Oi, então quem seria esta personagem que não me lembrei de primeira.

Bom, Tirana nos livros é um personagem que aparece entre a metade e o final da saga e possui um papel pequeno. Ela é um dos Can-toi que servem ao rei rubro. Os can-toi, se não me engano, aparecem primeiramente no quinto livro (lobos de Calla), sendo humanos usando roupas amarelas. O rosto não demonstra expressões, pois na realidade é apenas uma máscara de cera que quando retirada mostra que os Can-tois são uma raça híbrida que possui cabeça de rato.

Can-toi. Imagem retirada de: http://darktower.wikia.com/wiki/Can-toi

Como comentado a Tirana é apenas uma das Can-toi e não recebe muita atenção nos livros, mas então por que eles a anunciaram como sendo principal. Resposta rápida: Mudanças no roteiro!

Sim, querendo ou não o roteiro do livro terá grandes mudanças quando comparado à obra literária. Stephen King anunciou em uma entrevista que o filme começará da metade da saga e que isso poderia não agradar alguns fãs.

Neste momento minha expectativa com relação à adaptação foi ficando cada vez mais baixa e a cada imagem que eu via sendo lançada eu já pensava em n coisas para criticar.

Até que duas coisas que aconteceram esta semana me fizeram parar para pensar mais a respeito do filme. Primeiro que o próprio Stephen King falou que o filme começará com a frase:

O homem de preto fugia pelo deserto, e o pistoleiro ia atrás.

Se você já leu a saga sabe do peso deste início, sabe da força e importância que ele tem, e segundo que Stephen King postou uma foto bem curiosa no Twitter.

Última vez por aí

Na minha tradução fica algo como: A torre negra está próxima, agora. O rei rubro aguarda. Breve Roland irá levantar o chifre de Eld. E soprar.
Neste momento a emoção subiu, eu pensei: - não pode ser! Isso explica muita coisa!

Para todos que leram o livro, sabem que o chifre de Eld é um item passado desde Arthur de Eld de geração em geração até chegar em Rolland D. Este chifre é perdido na batalha de Jericó e aparece novamente na história apenas no final do último livro, onde descobrimos que Roland está destinado a retornar a saga sempre desde o início, cada vez se melhorando mais (não entrarei em muitos detalhes, pois esta parte só lendo mesmo para passar todos os sentimentos), fechando a roda do Ka.

A roda do Ka.

A presença do chifre pode indicar que o filme se passará entre os livros 3 e 4 (como anunciado), mas com um Roland que possui o chifre de Eld, falando para todos os leitores: - Olhem, este filme não é igual ao livro, pois ele na realidade se passa depois do livro. Roland já recomeçou a jornada.

Se for isso, eu achei uma sacada genial, eles ganham uma liberdade poética de modificar a história (transformando a Tirana em uma das personagens principais) e adaptando a obra da melhor maneira possível.
Em conclusão, espere o melhor deste filme, pois a saga é imensa e rica em detalhes e muito se pode aproveitar disso, mas não espere 100% de fidelidade, pois tem coisas que poderiam parecer estranhas ou forçadas em um filme, e talvez o orçamento não cubra tudo isso. Agora é cruzar os dedos e aguardar.

PS: Eu espero que anunciem logo o ator que interpretará o Eddie, a Suzanna e o Jack, pois sem eles a história não será completa.

4 comentários:

  1. Eu ainda não li a saga, e gostaria de lê-la antes do filme. mas pela grandiosidade, acho que uma série seria o mais apropriado. Adorei as observações. Posso colocar o link do post no meu grupo do King no facebook?

    porquelivronuncaenguica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Ronaldo.
    Fique à vontade para colocar o link, eu fico muito agradecido pelo seu apoio.

    Um abraço, qualquer coisa que precisar pode contar comigo.

    ResponderExcluir
  3. Não li todo o seu post. =( Fiquei com medo de Spoilers, eu li só o primeiro livro e estou ansiosa para continuar. Obrigada pelo aviso de "Spoilers"... Mais pra frente volto aqui para conversar mais contigo... RS... Abraço!! Ahh, parabéns pelo blog. Show!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fez bem em parar, mesmo eu não contando muito sobre a trama, falo mais sobre o que está relacionado com o filme.
      Mas como eu disse no post, quando eu estava lendo a torre negra, eu escapei de todos os tipos de spoiler, aproveitei a história completa sem ver nada sobre o assunto. Aguardo o retorno, obrigado pela visita :)

      Excluir