-->

|Resenha| Caixa De Pássaros - O Medo No Desconhecido

18 comments
Título: Caixa de pássaros
Título original: Bird box
Autor: Josh Malerman
Ano de publicação: 2015
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
Lançamento desta edição: 2015

"Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Quatro anos depois de tudo ter começado, restaram poucos sobreviventes, incluindo Malorie e seus dois filhos pequenos. Morando numa casa abandonada próxima ao rio, ela sonha há tempos em fugir para um local onde sua família possa ficar em segurança. Mas a jornada que têm pela frente será assustadora: 32 quilômetros rio abaixo em um barco a remo, vendados, contando apenas com a inteligência de Malorie e os ouvidos treinados das crianças. Uma decisão errada e eles morrem. E ainda há alguma coisa os seguindo. Será que é um homem, um animal ou uma criatura desconhecida?"

Hoje venho apresentar a vocês um ótimo thriller psicológico sob o nome de "caixa de pássaros". Este é o romance de estreia de Josh Malerman e posso dizer que é um livro que possui muitos acertos, por apostar desde o início que o terror mora no desconhecido, naquilo que não se pode ver.


Há algo lá fora, criaturas cuja forma ou ideal são desconhecidos estão a espreita em todos os lugares e um simples olhar para eles irá te enlouquecer e fazer você assassinar pessoas a sua volta e até se suicidar. Tudo acontece em um instante, não há tempo de documentar o que são, não há tempo de gritar, não há tempo de nada, um único descuido é suficiente para te levar a total loucura.

A narrativa é rápida e chega logo ao pondo onde deseja ... ninguém está a salvo! Possui uma trama não linear, oscilando entre passado onde muitas mortes violentas estão ocorrendo pelo mundo e o presente onde você é apresentado a personagem principal Malorie e seus dois filhos morando em uma casa com todas as janelas cobertas e tomando todas as precauções para não verem as criaturas.

Criaturas, pensa Malorie. Que palavra boba. Malorie nunca gostou dessa palavra. De alguma forma parece errada. Acha as coisas que a assombram há mais de quatro anos não são criaturas.

No presente o leitor se depara com as duas crianças muito novas, treinadas de diferentes maneiras (pela mãe) para sobreviver em um mundo que eles não podem ver. Dentro de casa estão seguros e podem viver quase que normalmente, mas ao saírem para buscar comida ou fazer alguma outra tarefa, precisam estar devidamente vendados, e precisam tomar muito cuidado com os seres que a espreitam.

Como pode esperar que seus filhos sonhem em chegar as estrelas se não podem erguer a cabeça e olhar para elas.

Já no passado, vemos o medo aos poucos destruindo a sociedade como a conhecemos, e aos poucos pessoas vendadas surgindo nas ruas e grupos de sobrevivência surgindo. Acompanhamos Malorie grávida e a entrada dela em uma casa onde diversas pessoas se uniram com o objetivo de tentar sobreviver, ajudando uns aos outros. A busca por alimentos se dá por grupos vendados e outras técnicas de sobrevivência neste mundo novo. Lá ela é apresentada a algumas teorias sobre o que está acontecendo.

Será que sabem o que fazem? será que querem fazer o que fazem? Se não sabem o que fazem, não podem ser vilões. São monstros, pensa Malorie. Mas ela sabe que são mais do que isso. São o infinito.

Li em poucos dias este livro e gostei bastante. Vi que algumas pessoas não gostaram muito do final, mas para mim agradou bastante. Acho que a partir da metade do livro a maioria dos leitores já imagina, de certo modo, como será esse final que Malerman acaba optando. Mesmo assim há algumas surpresas e detalhes que deixam o encerramento da história único.

Além da aflição do desconhecido, há também a evolução dos sobreviventes a esse novo mundo, onde o mal pode estar em todo o lugar, e você é obrigado a viver em uma caixa de pássaros.


Nota: 

18 comentários:

  1. Muito boa a resenha. Muita gente ficou contrariada com o final, mas o terror do desconhecido sempre é maior. Se Josh desse qualquer explicação, por mais brilhante que fosse, o livro perderia a força. Tanto que até hoje ele é muito comentado.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado =)
      Sim, concordo com você. Josh acertou na atmosfera criada pelo livro e em todas as indas e vindas da trama. Um livro que vale a pena ser lido.

      Excluir
  2. Oi Rafa! Falou tudo! Eu acho que o final foi bem pensado... Ficou "algo" pra se comentar, e muito...rsrs
    Ele conseguiu o que queria né?! Aterrorizar! Bom, eu pelo menos fiquei assim, rsrs. Li a noite e sozinha em casa...Nossaaa, cada barulhinho um arrepio! :)
    Abraços!

    http://www.lendo1bomlivro.com.br/
    Instagram: @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, conseguiu mesmo. Comprei ele quando logo que saiu aqui no Brasil, e vejo até hoje que ele continua com um lugar de destaque em diversas livrarias (além de muitos comentários internet afora).
      Obrigado por participar da discussão, são sempre bem vindos.
      Abraço.

      Excluir
  3. Já ouvi falar deste livro, embora não seja o tipo de livro que costumo ler devido a temática, me despertou curiosidade. Inclusive já tinha lido a resenha dele em outro blog que não me recordo o nome, mas a sua está perfeita. No grau certo para aguçar a vontade de ler o livro. Parabéns!
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ciana.
      Realmente é um livro muito bom. Vale a pena se arriscar nesse tipo de leitura.
      Abraços

      Excluir
  4. Esse com certeza não é gênero que costumo ler, mas no começo desse ano, eu vi uma resenha em vídeo e fiquei completamente de boca aberta com o que eu ouvi. A pessoa que resenhou o livro só disse que a única coisa que não gostou, foi o final. Que falou que poderia ter desenvolvido melhor o suspense do livro.
    Beijos Ju
    http://www.horadaleituraa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu particularmente gostei bastante do final. Mas vai de cada um, né?
      Se ler, passe aqui para me contar o que achou do final.

      Abraços

      Excluir
  5. Esse foi um livro que me decepcionou muito. Muita gente reclama do final, mas meu problema não foi esse. Eu não consegui me apegar a nenhum personagem, consequentemente, não consegui torcer pela vida de nenhum deles. Não fiquei com medo, ou tensa. Senti que o autor quebrou muitas oportunidades de suspense que ele tinha. E achei que o lado de fora poderia ter sido mais explorado. Nos capítulos da fuga, por exemplo, pouco aconteceu. Essa foi uma das primeiras resenhas que fiz lá no blog, acho que não ficou muito boa, mas deixei minhas impressões: http://ourbravenewblog.weebly.com/home/caixa-de-passaros-por-josh-malerman

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, tenho que concordar que poderia ser explorado melhor. Um livro com uma temática parecida é "ensaio sobre a cegueira" do José Saramago.
      Saramago explora bem seus ambientes, um livro excelente.

      Abraços

      Excluir
  6. Oláá Rafa
    Nossa, eu quero muitooooo e preciso ler esse livro e com essa tua resenha maravilhosa eu preciso mais ainda!!!!
    Abraçoos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elo.
      Sim, quando tiver a oportunidade leia. Tem pessoas que não gostaram muito do final, mas eu particularmente achei bem interessante.

      Abraços

      Excluir
  7. Interessante a resenha. Cria uma expectativa quanto ao livro. E não fica fazendo rodeios em relação a própria visão da obra. Muito bom!

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei bastante desse livro, mas fui uma das pessoas que se decepcionaram. O livro tem pontas soltas e pouco subsídio pra te fazer juntá-las, e o final também deixou a desejar (pra mim).
    Adorei sua resenha e a forma com que você expôs sua opinião.
    Mesmo que o livro não tenha sido 100% para mim, eu ainda indico a quem conheço pois é uma boa leitura.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, tenho que concordar que tem coisas meio vagas mesmo. Talvez abriria para mais um livro para descrever melhor as "criaturas".
      Mas do jeito que acaba, mantém o suspense, o que também é válido.

      Abraços

      Excluir
  9. Noossa fiquei curiosa com essa história e com medo também. Acho que não posso ler um livro desse não, sou muito ansiosa, acho que ficaria angustiada ao ler (já fiquei só lendo sua resenha) kkkkk
    mas adorei a resenha! Parabéns!
    Abraços!
    Tamara

    Blog Tamaravilhosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha
      Obrigado. Sim, esse livro acaba de deixando curioso e você sempre acaba querendo saber mais. Talvez por isso alguns se decepcionem. Acabam querendo mais do livro e o autor deixa o suspense até o fim.

      Abraços

      Excluir