-->

|Resenha| Eu Sou A Lenda - A Ciência Por Trás Do Mito

9 comments
Título: Eu sou a Lenda
Título original: I am Legend
Autor:Richard Matheson
Ano de publicação: 1954
Editora:  Aleph
Páginas: 358
Lançamento desta edição: 2015


"Uma impiedosa praga assola o mundo, transformando cada homem, mulher e criança do planeta em algo digno dos pesadelos mais sombrios. Nesse cenário pós-apocalíptico, tomado por criaturas da noite sedentas de sangue, Robert Neville pode ser o último homem na Terra. Ele passa seus dias em busca de comida e suprimentos, lutando para manter-se vivo (e são). Mas os infectados espreitam pelas sombras, observando até o menor de seus movimentos, à espera de qualquer passo em falso... Eu sou a lenda, é considerado um dos maiores clássicos do horror e da ficção científica, tendo sido adaptado para o cinema três vezes".

Puxa, mais uma linda capa da Editora Aleph (a mesma editora de: tropas estelares) nos trazendo mais um clássico da ficção científica. A edição ficou muito boa, com páginas pretas separando capítulos e um prefácio do mestre do horror: Stephen King. E quando o King fala que Richard Matheson não inventou o horror, assim como Elvis não inventou o rock, ele está certo. Ambos revolucionaram.

Após ver o filme, estrelado por Will Smith, eu imaginava que este livro se tratava apenas de um livro pós-apocalítico como muitos que vem sendo lançados e relançados nos últimos anos. Mero engano, eu estava com um genuíno livro de ficção-científica nas mãos, e melhor, um dos bons.

A similaridade com o filme de 2007, em minha opinião, fica apenas no título e na premissa porque de resto é tudo diferente. Cuidadosamente escrito, este livro mostra o que acontece a um dos únicos sobreviventes em uma Terra em que toda a raça humana se transformou em criaturas sugadoras de sangue.

Se havia uma resposta racional para o problema (e ele tinha de acreditar que havia), poderia encontrá-la apenas por meio de uma pesquisa cuidadosa.

Robert Neville, ex-militar, nos mostra a sua rotina e como sobrevive aos vampiros que saem toda a noite à procura de alimento. O ponto forte e interessante do livro é a capacidade do autor de conectar tudo o que está relacionado à lenda destas criaturas de uma maneira científica e plausível. Você não será apresentado a um personagem completo, cientista ou conhecedor de biologia celular, mas sim, um cara esforçado, autodidata e que como nós, aprende aos poucos, na tentativa e erro, experiência e fracasso. Nós somos apresentados à explicações de como a sociedade chegou naquele ponto somente por meio das pesquisas científicas de Neville e aos flashbacks (que não são muito recorrentes).

O mundo ficou louco, pensou. Os mortos andam por aí e eu acho isso normal

O enredo trata muito da solidão do personagem, de seus pensamentos e lembranças do passado, do distanciamento de Neville da noção de certo e errado imposto pela sociedade e durante os três anos em que a história se passa, notamos a evolução do personagem e os seus novos ideais.

Robert Neville

Fiquei bem impressionado com a trama, pois todo o meu referencial era o do filme, que é interessante, mas não me prendeu muito a atenção. O livro se mostra mais denso em conteúdo, perfeitos para fãs de ficção-científica, enquanto que o filme acabou por ser um blockbuster para toda a família com pequenos questionamentos que acabam deixando o filme leviano demais.

O principal ponto do preconceito contra as minorias é este: elas são odiadas porque são temidas. Portanto...

O final é surpreendente e nos justifica até o nome do livro. Recomendo a leitura, pois é  rápida e bem satisfatória.

Nota:

9 comentários:

  1. Oi Rafa! Esse livro já está na minha lista desde que assisti o filme (com o Will) pela primeira vez. Toda vez que assisto ao filme (já assisti 3 vezes), eu penso: " Tenho que ler o livro URGENTE" Mas fico com medo por causa do final, que é a única parte que, não que eu não goste, mas fica um pouquinho (sei lá) rsrs, nem sei explicar.
    Eu adorei a sua resenha, mas queria sua opinião sobre isso, pois já assisti o filme tantas vezes que fico com medo de ser mais do mesmo, quem sabe finalmente eu leia, se Deus assim quiser...kkk
    Abraços!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram: Lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Day,
      leia o livro que acredito que você vai gostar. Eu sempre achei o final do filme um pouquinho ruim. Depois de ler o livro eu entendi melhor porque ele é a lenda. Um abraço.

      Excluir
    2. Vou ler então, confio na sua opinião!! ^^
      Obrigada Rafa!! Abração!!!

      Excluir
  2. Eu gosto bastante do filme e agora da sua resenha, fiquei ansiosa para ler o livro haha adoro climas meio apocalípticos. Seguindo seu blog, beijoss

    literalizza.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vinda ao blog. Ainda está no começo mas estou trabalhando (lendo) bastante para melhorar ele.
      Vai fundo que esse livro te leva o clima apocalíptico e te mostra uma ficção científica bem fundamentada.
      Um abraço.

      Excluir
  3. Oláá Rafael
    Eu assisti a adaptação cinematográfica e amei, porém só dps de ver o filme que descobri q tinha o livro kkkkkk
    Mas ainda qro ler esse livro e fiquei mais animada para ler 'Eu sou a lenda' ao ler na resenha:"A similaridade com o filme de 2007, em minha opinião, fica apenas no título e na premissa porque de resto é tudo diferente"! ^^
    Abraçoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda a certeza, a semelhança é bem pequena. Eu achei que o filme tenta ser grandioso demais e o livro é mais "pé no chão" e te convence mais. E o final do livro surpreende qualquer um.
      Abraços

      Excluir
  4. Li recentemente e adorei. A Aleph está fazendo um trabalho incrível, não só no quesito aparência, mas também pelo conteúdo extra que traz. Gostei muuuito do livro. O filme eu lembro de pouquíssima coisa, então nem consegui comparar, mas fiquei vendo o Will Smith como Neville por muito tempo na leitura hahaha. Semana que vem postarei minha resenha sobre ele lá no blog :D

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal mesmo. Vou dar uma conferida lá, com certeza.

      Abraços

      Excluir