-->

|Resenha| Em Algum Lugar Nas Estrelas - Em Busca Da Ursa Maior?

9 comments
Título: Em algum lugar nas estrelas
Título original: Navigating Early
Autor: Clare Vanderpool
Ano de publicação: 2013
Editora: Darkside Books
Páginas: 272
Lançamento desta edição: 2016

Em algum lugar nas estrelas é um romance intenso sobre a difícil arte de crescer em um mundo que nem sempre parece satisfeito com a nossa presença. Pelo menos é desse jeito que as coisas têm acontecido para Jack Baker. A Segunda Guerra Mundial estava no fim, mas ele não tinha motivos para comemorar. Sua mãe morreu e seu pai... bem, seu pai nunca demonstrou se preocupar muito com o filho. Jack é então levado para um internato no Maine (o mesmo estado onde vivem Stephen King e boa parte de seus personagens). O colégio militar, o oceano que ele nunca tinha visto, a indiferença dos outros alunos: tudo aquilo faz Jack se sentir pequeno. Até ele conhecer o enigmático Early Auden.


Olá, pessoal...

...Hoje venho aqui para falar para vocês sobre o livro "Em algum lugar nas estrelas" que é o primeiro romance da Clare Vanderpool a atracar aqui em terras brasileiras.

Esse livro, assim como O circo mecânico Tresaulti, foi publicado pela Darkside Books sob o selo DarkLove que mostra que a caveirinha não está somente atrelada ao terror não, mas também a sensibilidade humana, diferenças culturais e uma gama de sentimentos que são tratados todos pela lente da fantasia.


Comprei esse livro junto com O menino que desenhava monstros e achei incríveis as sutilezas nas histórias (meras coincidências) que faziam parecer que ambas as histórias se conversavam e permeavam umas nas outras, muitas vezes. Mas como se diz no livro O nome da rosa:
Até então pensara que todo livro falasse das coisas, humanas ou divinas, que estão fora dos livros. Percebi agora que não raro os livros falam de livros, ou seja, é como se falassem entre si. 

Semelhanças à parte, vamos direto ao ponto, a história conta a história de Jack Baker de 13 anos que se muda do Kansas para um colégio militar no Maine. Mãe recém-falecida, pai ausente e pensamentos inquietos que cortam o caráter do nosso protagonista.

Uma pessoa estava armada, mas a outra usava palavras que, aparentemente, atingiam o alvo.

Em meio ao luto e a adaptação a nova escola, Jack acaba segregado dos outros alunos e encontrando como amigo Early Auden, um garoto dito como "estranho" por todos. Estranho é um adjetivo muito ruim para um personagem tão especial, que em boa parte da trama rouba o protagonismo e faz com que você desenvolva todo um carisma especial pela história em si.

Um personagem que mora no colégio e não tem os pais, pois já são falecidos e possui um irmão morto em guerra, Early Auden tem a atualmente conhecida síndrome de Aspenger. Essa síndrome é um transtorno pertencente ao espectro do autismo. Boa parte da trama vem do fato de Early possuir essa peculiaridade e ver o mundo de uma forma bem diferente, compreendendo tudo a nossa volta de uma maneira bem peculiar e focando em fatos que nos passam despercebidos.

O que é mais importante? Pensei. Procurar ou encontrar? Minha mãe diria que era procurar. Meu pai, encontrar

Tudo começa com uma aula de matemática, onde o professor conta sobre uma teoria que fala que o número irracional Pi (3,14.....) na realidade é finito e uma prova disso é que em algum momento na progressão o número 1 desaparece da sequência, mostrando que aos poucos todos os números desaparecerão. Após isso, Early com seu jeito especial, conta ao Jack que na realidade o número 1 da sequência do Pi não desaparece, mas está apenas perdido. Nesse momento o leitor é apresentado a história do heróico Pi! 

De maneira única, Early Auden abre a sequência de números do Pi em um quadro negro e mostra que de alguma maneira ele consegue ler esses números e identificar neles diferentes cores, cheiros e sensações, conseguindo assim descobrir uma narrativa nisso. Pi, o herói dessa história que permeia o livro ,vive várias aventuras, sempre guiado pela "Ursa Maior" até o momento em que ele se perde em sua viagem.

Que tipo de cicatrizes e linhas alguém encontraria na vida de uma árvore? (...) Será que as pessoas também tinham linhas que contavam suas histórias? Como seriam as minhas?

Early resolve mostrar que o Pi está apenas perdido e que não é finito, então ele e Jack saem em uma cruzada (viagem maluca?) em busca deste herói fictício. O que Jack não esperava é que a fantasia e a realidade andavam de mãos dadas no Maine (quem não conhece o Maine não conhece Stephen King, tenho dito haha) e a busca de Pi vai ficando cada vez mais parecida com a história contada por Early.


Essa é uma trama contada ao som de Glenn Miller, Mozart, Louis Armstrong, Frank Sinatra e claro, se chover só pode ser Billie Holiday. Nos mostra a força de uma amizade e a cruzada que às vezes temos que realizar para nos encontrarmos nesse mundo.

E se Mozart é para os domingos, quem você ouve no resto da semana?

- Louis Armstrong às segundas. Frank Sinatra às quartas. E Glenn Miller às sextas, a não ser que esteja chovendo. Se chove, é sempre Billie Holiday.

A capa do livro é linda, sendo mais um acerto da Darkside Books, que ultimamente vem nos trazendo muita coisa boa que parecia não ter muito mercado por aqui.
Pra finalizar, posso dizer que gostei bastante da trama como um todo, pois a história é bonita e bem fechada e o personagem principal tem um carisma muito especial (mesmo o Early sendo um personagem melhor do que o Jack). Um livro que muito sensível e que te emociona, faz rir e te prende na leitura do início ao fim.

Nota: 

9 comentários:

  1. Oi, Rafael. É a segunda resenha que leio sobre esse livro e gosto muito, parece uma história bem sensível e com personagens maravilhosos.
    Já conhecia esse selo da DarkSide, mas não tinha entendido muito bem o motivo hahaha. Bom saber...
    E o projeto gráfico deles, como sempre, de parabéns né? Lindo demais!!


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, os quotes são maravilhosos, eu fiquei super interessada em ler esse livro, vai para minha lista com certeza...Valeu a dica! Essa capa ficou linda!

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa. Me sinto não sendo deste mundo, pois ainda não tenho nenhum livro da Dark :( Mas os lançamentos estão chamando bastante a minha atenção e esse é um deles. Adorei a a resenha, como sempre a sua opinião me faz ter vontade de ler o livro "pra ontem" rsrs
    Abraços!!!


    www.lendo1bomlivro.com.br

    Instagram @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  4. Hello, boa noite!
    Na submarino tem uma promoção que envolve esse livro e eu estou pensando seriamente em comprar, gostei muito da resenha.
    Parabéns, beijoos!
    Refúgio da Ju

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rafael
    Primeiramente, parabéns pela sua escrita. É belíssima! Olha não conhecia esta autora, mas adorei a premissa e com certeza vou deixar marcado no skoob para não esquecer. Não sei onde arrumo tempo para ler todos esses livros maravilhosos que acabo conhecendo aqui pelos blogs... Rsrsrsr Eu nunca li nada do king, me sentindo um et aqui. :/ Os personagens parecerem ser bem cativantes, quem sabe isso não me faz furar a fila de leitura.
    Beijos, Mia
    Te espero lá no blog!
    https://miaestanteliteraria.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Rafael, já tinha visto varias resenhas do livro, a sua me agradou muito e me deixou ainda mais curiosa para ler, sem contar que essa edição é linda.. com certeza entrou pra lista de desejados
    Beijos
    leitoresjardimliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi,Rafael, tudo bem?
    Bom, eu quando li o título, não dei muito valor. Ai fui lendo e você conseguiu me prender a cada palavra. Eu quero esse livro! Que história magnífica! Ainda não tenho nenhum livro dessa editora.. Mas já quero esse. Parabéns pela resenha <3 xero

    ResponderExcluir
  8. Oi! É a primeira resenha que vejo sobre esse livro e achei bem emocionante e tocante, só pela sinopse!
    Acho que a capa é das coisas mais maravilhosas que existe neste mundo!!! Eu estou simplesmente apaixonada!
    Amei a resenha!
    Beijinhos!

    http://euliaeleio.blogspot.pt/?m=1

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    A capa e a sinopse desse livro quase me ganharam. Me encantaram. No entanto com a resenha e o detalhamento da história não sei se gostaria tanto dela.
    Apesar disso adorei a forma que você descreveu e mesmo sem ler senti uma leveza na forma de ser contada que deve ser no mínimo emocionante e cativante.
    Parabéns! Beijo

    http://muitoamorpelaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir