-->

|Séries| Spielberg Com Uma Pitada De King - O Que Falar De Stranger Things?

12 comments
Nas últimas semanas uma série estreou no Netflix e em pouco tempo já estava sendo comentada em todas as redes sociais e fazendo o maior sucesso. E então, a pergunta que fica no ar é: O que tem de tão especial essa tal de Stranger Things?

Assistindo a série, me deparei com uma história que tem em seu cerne muito dos anos 80. Os Duffer brothers pegaram tudo o que houve de melhor nesta época, misturando um pouco de It de Stephen King aqui, uma porção de E.T. de Spielberg ali e muitas outras coisas que acabam permeando cada um dos episódio. As referências nem sempre evidentes, dão um toque especial e acabam fazendo-nos imergir ainda mais na atmosfera criada.

Mas se notarmos nos últimos anos, muitos filmes estão vindo com essa pegada anos 80, sendo que muitos deles são simples remakes ou continuações que cutucam a gente lá no fundo. Muitas vezes trazendo coisas novas, como o exemplo em Mad Max e em outras vezes coisas não tão novas, mas que vêm embutidas de muita nostalgia, como em Star Wars VII.

No meio de toda essa exploração desta divertida década, temos muitas vezes, coisas mal feitas e bem inferiores aos originais, de forma que pouca coisa realmente nova e boa é criada.

Stranger Things é a exceção a regra e une o melhor dos anos 80, te apresentando personagens bem carismáticos, uma trama envolvente e bem escrita e ideias que são ao mesmo tempo ousadas e simples (a maneira que tratam a trama acaba te encantando). Trata-se de uma série que trabalha um suspense sobrenatural e se você ainda não assistiu, eu recomendo que veja, pois são apenas 8 episódios nessa temporada de estreia e todos eles te deixam com aquela boa sensação de quero mais.
Caso você ainda esteja relutante e ache que todo o cenário e atores não te farão emergir totalmente lá em 1980, pode ter certeza que a trilha sonora dará conta do recado e com certeza conseguirá fazer isso. Nada como uma velha música oitentista que passa por Should I stay or Should I go do The Clash ou Heroes do David Bowie (fui utilizada uma versão dessa música gravada por Peter Gabriel).

A história da série se passa toda na cidade de Hawkins, onde em uma noite normal, após jogar RPG com seus amigos, Will Byers desaparece a caminho de casa. No outro dia, seus amigos vão procura-lo na floresta perto da casa deles e acabam encontrando uma garota misteriosa de cabelos raspados e são esses fatos que iniciam os acontecimentos estranhos que permearão todo o local.
Com pitadas de terror, suspense e uma boa diversão, Stranger Things cumpre a missão e a meu ver acerta em alguns pontos que são fundamentais para a série emplacar:

- Os personagens não são estereotipados! Isso pra mim é um ponto bem importante, odeio assistir a um filme e me deparar com aquele típico bonitão pouco inteligente, a menininha frágil que será salva pelo herói ou até aquele policial que ignora os fatos e nunca resolve o caso. Aqui nessa série isso não ocorre, a meu ver, pois cada personagem é aprofundado na medida certa e possui assim certa riqueza. Talvez parte disso venha pela bela interpretação do elenco como um todo;

- Trama interessante com resolução satisfatória! Não tem coisa mais chata do que uma trama enrolada e que demora pra mostrar ao que veio e pior ainda se ao fim de um martírio de inúmeros episódios a resolução de tudo for ruim, mal pensada ou rápida e fácil demais. Stranger Things é bem sucinta em seus 8 episódios, não sendo uma série arrastada não. Os cortes de episódio são muito bem pensados e te deixam sempre querendo ver o próximo e a resolução de tudo se dá de maneira muito satisfatória (não darei spoilers, só saibam que gostei haha).


Então é isso, mergulhe você também nesse mundo de referências que variam de Tubarão a Michael Myers (Halloween), tudo isso com uma boa pegada do mestre King.


* se quiserem fazer um logo no estilo Stranger Things, o link é esse: Make it Stranger


12 comentários:

  1. Oi Rafa, adorei seu post!! Eu adorei essa série! E agora quero só que a próxima temporada seja tão boa quanto a primeira..rsrs
    Abraços!!!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  2. Super legal seu post, ainda não tive oportunidade de assistir, mas estou super curiosa ainda mais depois deste post. Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não assisti a série, mas quero muito, já sei de muita coisa que acontece é realmente tem uma pitada gigantesca de Stephen King no meio da série. Se tivesse um livro, tenho certeza que seria escrito por ele KKKKKKK

    ResponderExcluir
  4. Ai, não dei certo com essa série. Esperava realmente terror, suspense, mas não vi nada disso. Só assisti dois episódios, ok, mas não fui fisgada por eles e resolvi abrir mão. Talvez um dia eu tente de novo, mas por ora não surgiu aquele interesse :/

    Falando em referências, já viu The Get Down? É lançamento também e nossa, sensacional. As referências são todas do final dos anos 70, era Disco e Hip Hop. E se passa no Bronx, meu Deus, eu vou parar de falar, me empolgo, é maravilhosa hahaha. Quando der, assista. Beijos!!


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  5. ola´tudo bem?

    Ainda não assisti essa série, mas vi várias resenhas dela, e não vejo a ora de assistir.
    A proposta é bem interessante, tomara que eu goste. Adorei sua resenha beijos

    Taynara Mello | Indicar Livros
    http://www.indicarlivros.com/2016/09/novidade-o-morcego-autor-jo-nesbo-pre.html

    ResponderExcluir
  6. Olááá!
    Adorei seu post!
    Confesso que demorei um tiquinho para assistir a série mas assim que comecei a ver não conseguir parar!
    Acertaram em cheio, e não vejo a hora de ver a segunda temporada hahah

    Um beijo,
    Paloma
    surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir
  7. Série maravilhosa!!!! Sou super suspeita pra falar pq amo os anos 80! Pra mim, a única coisa desfavorável dessa década era o senso de moda! Hehehehehe.
    Stranger Things é FANTÁSTICA! Ela consegue trazer várias referências sem cair no clichê, o que é louvável. Estou super ansiosa pela segunda temporada. Amei o post. ❤
    Um xêro.

    www.umadoseparaomeudia.com

    ResponderExcluir
  8. Estou no terceiro episódio e amando! Cara, sem comentários pra essa série que mal conheço e já considero pakas! Achei super verdade tudo o que você comentou e to ainda mais curiosa pra saber o final.

    http://www.horadaleituraa.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu realmente me sinto fora da caixinha quando dico que não acompanho nenhuma série atualmente, ou pior, quando digo que não tenho conta no netflix. Pode me julgar haha Mas Rafa muito obrigada por seu post, eu precisava mesmo entender o que tinha nessa série que todo mundo comenta mas eu nunca entendi nada (até porque não assisti né rsrs).
    E prometo voltar ao mundo real em breve e acompanhar alguma série também, quem sabe dê para assistir essa, fiquei curiosa pelo que escreveu.
    Parabéns pelo post!
    Abraços!
    Tamara
    Blog Tamaravilhosamente

    ResponderExcluir
  10. Quero começar a ver essa série mas por tudo que leio sei que ficarei completamente viciada então preciso organizar umas coisas antes pra poder dedicar todo o tempo que necessito ao vicio!

    bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oii,

    Confesso que adorei essa série, ainda mais porque não tinha visto nenhuma série sobrenatural. E nem tinha reparado que tinha tantas referências de filmes antigos, e gostei mais ainda. Mal posso esperar pela segunda temporada.

    beijos

    ResponderExcluir